segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Monumentos
Monumento à imigração japonesa.
Morada dos Baís, construído por Bernardo Franco Baís em 1918.
Relógio Central de Campo Grande, atualmente na esquina da Rua Calógeras com a Avenida Afonso Pena, outrora localizava-se entre a Rua 14 de Julho e a Avenida Afonso Pena.
Os monumentos são marcos de sua história e eternizam a importância dos povos que contribuíram para a evolução urbana de Campo Grande. Algumas edificações se mesclam a história da cidade:
  • Monumento do Aviador na Base Aérea de Campo Grande: o avião foi usado na Segunda Guerra Mundial, que guarda a entrada da Base Aérea, homenageando o Tenente Aviador Chaves Filho, Sub Comandante da Base.
  • Monumento ao Índio no Parque das Nações Indígenas: monumento que simboliza a cultura indígena.
  • Monumento da Imigração Japonesa na Praça da República de Campo Grande: marca a chegada da colônia japonesa ao Estado, no início do século XX. A obra, que representa a maquete de uma casa típica japonesa, é do escultor Yutaka Toyota e está localizada na área central da Praça da República, tendo sido inaugurada no dia 26 de agosto de 1979 em homenagem aos 70 anos da imigração japonesa.
  • Monumento Carro de Boi (Esquina das ruas Fernando Correa da Costa e Ernesto Geisel): conhecido também por Monumento dos Imigrantes, é considerado o Marco da Fundação da cidade. Este monumento marca o local onde chegaram as primeiras famílias de migrantes em Campo Grande, que vieram de Minas Gerais desbravar a região. Idealizado pela artista plástica Neide Ono e construído em 1996, o monumento é representado por um carro de boi, meio de locomoção utilizado pelos colonizadores da cidade. Localizado ao lado do Horto-Florestal.
  • Monumento Pantanal Sul no Aeroporto Internacional de Campo Grande: o monumento é representado por dois tuiuiús, símbolo do Pantanal.
  • Obelisco: construído em homenagem aos fundadores da cidade, o Obelisco foi inaugurado no dia 26 de agosto de 1933, na gestão do então Prefeito Ytrio Corrêa da Costa, num projeto do Engenheiro Newton Cavalcante, na época comandante da Circunscrição Militar. Foi tombado como Patrimônio Histórico de Campo Grande em 26 de Setembro de 1975.
  • Relógio Central: originalmente construído na confluência da rua 14 de Julho com a avenida Afonso Pena, foi ponto de referência da cidade, onde aconteciam grande reuniões e comícios políticos. A réplica existente, inaugurada em 2000, imita o original, que media 5 metros de altura, possuía um relógio com quatro faces e foi demolido em nome do progresso.

5 comentários:

  1. A fonte das informações postadas até o momento é:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Campo_Grande_(Mato_Grosso_do_Sul)

    ResponderExcluir
  2. Oi professora o museu da moradas do baìs è muito bonita com esta chegando o natal ela fica cheia de alegria e luzes da para as pessoas tirar umas fotos bem legal para colocar no mundo virtual ex.orkut ,msn e facebook e etc. esse cara o BERNADO FRANCO BAÌS ele teve muita sorte.
    de ter um museu desse depois que ele morreu quando o trem passou mas eu não quero falar sobre isso .
    vamos falar de agora do passado não!
    o museu è tão velho que desde:1918 que ele esta aqui em campo grande a nossa cidade morena o museu esta tão velho que coloca as luzes na vespora do natal para ficar mais bonito . bjos ass: Vitòria e Diênnifer dia 08/12/2011...

    ResponderExcluir
  3. Profe, eu gostei do seu video. Stefany 08/11

    ResponderExcluir
  4. Oi, profe. Eu vou falar sobre a Morada dos Bais: por dentro ela é muito bonita e por fora também. Quando as pessoas passam elas elogiam no dia do Natal e ela fica cheia de luz e cheia de pessoas tirando fotos.

    Fran e Amanda disse...

    ResponderExcluir